O vereador Vinicius Simões (PPS) presidiu, nesta sexta-feira (20/09), uma Audiência Pública com o tema “Penalização sobre o descarte irregular de lixo na cidade de Vitória”. O objetivo do encontro foi dialogar com a sociedade sobre formas eficazes de tornar a cidade mais limpa e sobre o dever de todo cidadão de descartar o lixo de forma correta.
Compuseram a mesa o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Alex Mariano; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra; o Professor Luiz Claudio Ribeiro da Universidade Federal do Espírito Santo; o Tenente Idevan de Medeiros, representando o Batalhão da Polícia Ambiental (PPMA), e o vereador Wanderson Marinho (PRP).
O vereador Vinicius Simões elaborou uma pesquisa de campo perguntando a opinião das pessoas se de fato o cidadão que jogar lixo na rua deve ser penalizado com multa. Foram entrevistados 467 pessoas nas proximidades da Prefeitura, Ifes e Shopping Vitória. O resultado da pesquisa mostrou que 90% concorda que deve haver alguma intervenção do Poder Público nesse sentido.
O vereador abriu a Audiência com a reflexão: “Até quando somos responsáveis pelo lixo que produzimos? Somente até quando não vemos uma lixeira? Será que o fato de ela não estar presente nos dá o direito de jogar o lixo na rua e nas calçadas da cidade?”, indagou.
Segundo o Secretário Kleber Guerra, esta questão ambiental tem se acumulado numa velocidade superior a que o Poder Público pode enfrentar e, por isso, todos na sociedade precisam cumprir os seus deveres como cidadãos para resolver a questão. “Uma cidade limpa não é uma cidade onde o Poder Público é mais eficiente na limpeza. É aquela onde há um melhor processamento dos resíduos sólidos, e isso começa com a mudança de comportamento de cada um”, declarou.
O Secretário Alex Mariano afirmou que assim que assumiu a gestão havia na cidade de Vitória 519 pontos viciados de descarte de lixo e que, atualmente, esse número foi reduzido drasticamente para 150 pontos irregulares. “Acabar com os pontos viciados é um desafio, primeiro porque ele contribui para a proliferação de doenças, segundo porque é um problema que incomoda pelo mau odor e também por dar uma imagem ruim a cidade”, disse.
Descarte inadequado - O Tenente Idevan de Medeiros relatou que muitos desses pontos que a Prefeitura conseguiu eliminar foram para as regiões próximas a Vitória como Vila Velha e Cariacica. “As empresas que são contratadas para fazer o descarte do lixo recolhem a tonelada e despejam em local inadequado, enquanto deveriam dar o exemplo. E a Policia Ambiental fica em uma situação ainda pior, tendo que resolver a questão”, revelou.
O Professor Luiz Cláudio Ribeiro, que também representou o Conselho consultivo das unidades de conservação federais marinhas, disse que essa proposta de penalizar é inovadora e proativa. “O Projeto que prevê a penalização toma para si o papel de Vitória, na sua centralidade de Capital, e a Câmara de Vitória, está no seu papel constitucional de chamar a responsabilidade sobre a questão ambiental, sobre a educação ambiental, e de propor medidas para que a sociedade dê a sua contribuição com uma mudança de postura, independente da sua condição social, e assim propiciar a participação cada vez maior dentro desta gestão ambiental”, afirmou Ribeiro.
O líder comunitário do Bairro Fonte Grande, Cláudio Alves, o Dinho, disse que muitas pessoas, principalmente das comunidades, não sabem onde depositar o seu lixo e o deixam em local inapropriado, como terrenos baldios. O Secretário Alex Mariano ressaltou que já existe um planejamento para conscientizar essa população para o descarte adequado do resíduo sólido.
Amélia Nunes, Liderança Comunitária do Centro de Vitória, também se manifestou relatando que as pessoas não observam o horário em que o lixo é recolhido e, muitas vezes, ele fica o dia inteiro na calçada trazendo transtornos à população. Alex Mariano salientou que o site da Prefeitura de Vitória disponibiliza o horário em que é feita a coleta pelo caminhão de lixo em cada bairro da cidade.
O vereador Vinicius Simões (PPS) ressaltou que o debate foi positivo no sentido de levar ao Secretário Alex Mariano e a gestão atual do Prefeito Luciano Rezende novas ideias, para que o problema do descarte irregular de lixo seja solucionado para a melhoria da qualidade de vida na cidade de Vitória.
Departamento de Comunicação:
Diretora: Tanit Figueiredo Souza Mario
Editoras: Mágda Carvalho, Maxieni Muniz, Fátima Pittella
(27) 3334-4650
www.facebook.com/camaradevitoria
Texto: Gabriela Souza
Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00
Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas, terças e quartas-feiras,
a partir das 09h30
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940